Não menospreze Zagreb!

Isso mesmo! As praias de fato são lindíssimas mas a capital croata exala cultura, gastronomia e história. Muitas pessoas me falavam que a cidade não tinha nada interessante, mas eu adorei e se você se deixar envolver, terá uma grata surpresa!

Na ocasião, eu estava fazendo uma trilha na Itália, na região da Ligúria em Cinque Terre (leia aqui o post), então aproveitei que depois ficaria alguns dias em Firenze (Florença) e peguei um vôo que partiu para Zagreb (a Lufthansa opera vôos nesse trecho). A ideia era iniciar pela capital, e ir parando nas principais cidades até finalizar em Dubrovnik, de onde pegaria meu vôo de retorno ao Brasil.

Separe 1 dia inteiro e uma noite para conhecer o que esta mini metrópole oferece de turístico, não é necessário mais do que isso. Chegando no aeroporto é tranquilo pegar táxi até o hotel.

antes de ir croácia

A Croácia faz parte da extinta Iugoslávia, assim como a Bósnia e Herzegovina que já falei por aqui também (leia o post completo aqui) e que fiz um bate-volta de Dubrovnik nesta mesma roadtrip. Isso explica porque a hotelaria no país todo ainda não é tão desenvolvida como em outros países europeus, mas também não deixa a desejar.

Como eu estava com outras 3 amigas optamos por alugar um apartamento. Pesquisamos bastante e ficamos hospedadas no Apartments City Wellness Center. É um prédio simples que tem academia durante o dia e nos andares de cima os apartamentos para locação. Fizemos tudo pelo booking.com e o preço ficou super em conta, pagamos na época 270 Euros para 2 diárias em apartamento Deluxe com 2 suítes grandes, cozinha, sala, todo mobiliado e novo. A localização dele é excepcional, em pleno centro turístico e deu para fazer todas as atrações a pé. Tínhamos tudo num raio de menos de 2km de distância.

Se você optar por uma hospedagem mais clássica e requintada, então sugiro o Esplanade Zagreb Hotel. É um prédio histórico 5 estrelas que foi erguido em 1925 próximo à estação de trem para os passageiros que vinham no luxuoso Expresso do Oriente. Recebe constantemente a nata da sociedade croata e possui até um suntuoso rinque sazonal de patinação no gelo. Aproveite quando estiver nesta região para visitar o lindo Jardim Botânico.

esplanade zagreb 1

Outra opção que eu indico é o Sheraton Zagreb Hotel, ele ficava na esquina do apartamento que alugamos. Experimentamos o café da manhã, estava delicioso, mas nenhuma surpresa para quem já conhece o sistema americano.

sheraton zagreb 2

sheraton zagreb

Zagreb está dividida em Cidade Alta (Gornji Grad) onde ficam as igrejas e construções antigas e Cidade Baixa (Donji Grad) onde estão os museus mais bacanas da capital.

Começamos pelo bairro Kaptol, onde fica a Catedral da Assunção da Sagrada Virgem Maria. Ela foi inspirada pela Igreja de Troyes na França e sua construção data do século 13.

zagreb 002

zagreb 001

zagreb 005

zagreb 003

A fachada da Catedral é riquíssima em detalhes.

zagreb 006

zagreb 004

Caminhando pela ruelas ao redor da praça Kaptol existem muitos bares, cafés e restaurantes charmosos.

zagreb 007

zagreb 008

Outro ponto muito fofo ali perto e que permite conhecer muito da cultura local é o  Mercado Dolac. Encontra-se de tudo um pouco: frutas, peixes, mel, lavanda, artesanatos, flores entre outros.

dolac 1

dolac zagreb 2

dolac zagreb 3

dolac zagreb 4

O miolo de Zagreb onde as pessoas marcam os encontros e passam a maior parte do tempo é a Trg Josipa Jelačić (na Cidade Baixa). Essa praça detém esse nome por conta de um monumento que se vê no centro, um cavalo e sobre ele o herói nacional croata Ban Jelačić, que tentou vencer uma batalha contra a Hungria sem sucesso.

zagreb 009

zagreb 010

Zagreb definitivamente tem a cultura do cafezinho! Existe um fenômeno muito forte conhecido como Špica, que acontece todo sábado entre as 11h e as 14h onde as pessoas tomam um café no centro da cidade antes de dar uma passada pelo Mercado Dolac. A ideia é exibir a última moda, celular, colocar o papo em dia e observar o movimento.

aida zagreb

Aderimos ao cafezinho no meio da tarde. Esta cafeteria Aida é uma graça e uma delícia!

Para almoçar recomendo 2 lugares muito bacanas: Vinodol que serve uma boa variedade de comida da Europa Central com pratos a partir de 70KN e o Kerempuh que tem vista para o Mercado Dolac e é um lugar onde se pode apreciar a culinária croata.

Seguimos nossa caminhada e resolvemos conhecer o Zagreb 360 Observation Deck. Fica no 16o andar do Zagreb Skyscraper (endereço: Ilica 1a) e a vista lá de cima é fantástica. Funciona o ano todo a partir das 10 da manhã. Dá para enxergar certinho como as ruas dividem as construções, os blocos, os bairros, a arquitetura, enfim, é possível ter uma visão muito boa da cidade.

zagreb 011

zagreb 012

zagreb 013

zagreb 014

Bar no 16o andar do Zagreb 360 Observation Deck

Para finalizar o passeio, fomos em direção à Igreja de São Marcos, que chama atenção pelo telhado colorido, construído em 1841 e faz menção ao brasão de armas medieval da Croácia, Dalmácia, Eslovênia e ao de Zagreb.

zagreb 015

zagreb 019

O edifício acima, é o Parlamento onde foi proclamada a independência da Iugoslávia e quando a Croácia foi separada do Reino austro-húngaro.

zagreb 016

A gravata, invenção croata!

zagreb 018

Essa é a entrada principal do Festival Strossmartre de Zagreb, que tem duração de quase 100 dias – de Maio a Setembro. Ali você pode passear, escutar um bom jazz ou músicas das décadas de 50 a 80 e comprar obras de arte de artistas locais. Nas proximidades existe até um cinema a céu aberto.

zagreb 017

Esta é a vista que se tem de frente ao Strossmartre

Outros pontos que também valem muito a pena visitar são: Museu Croata de História Natural, Museu Mimara (abriga a melhor coleção particular da cidade doada por Ante Topic Mimara – com obras de Caravaggio, Delacroix, Rembrandt), Galeria Strossmayer dos Grandes Mestres e o Museu Etnográfico.

Depois de 1 dia e meio nessa cidade que é um charme, nossa segunda parada é os Lagos Plitvice! (leia o post completo aqui).

Caso você tenha perdido os posts anteriores da Croácia, disponibilizo os links aqui também!