Tem Tacacá na Tietê!

“Longe da floresta, num dos metros quadrados mais caros do mundo, casas italianas e francesas, restaurantes estribados com proposta e coisa e tal, estão ali compartilhando conosco as mesmas agruras, amargando os mesmos impostos, pagando serviços e mão de obra a preços de NY, importando o melhor trigo da Itália, como nós importamos o melhor dos tucupis. O pato não custa mais barato pro brasileiro da Tietê do que pro francês da esquina… magret e pato no tucupi se forem de qualidade custam o mesmo.” 

Este desabafo, da brilhante pesquisadora e Chef Mara Salles que está à frente do Restaurante Tordesilhas em SP, nos faz indagar porque ao contrário das culinárias italiana ou japonesa a comida regional brasileira ainda não foi devidamente valorizada e tampouco abunda nas esquinas.

A proposta dela respeita os ingredientes em cada prato (não poderia ser diferente depois dos 27 anos de estudos) e o preço para a qualidade oferecida é acessível! O local: um charme! – mas com toques fortemente regionais – o Brasil pulsa em cada canto da casa.

imgcache0.411120102

A fachada convidativa e florida do Tordesilhas

Chegamos cedo pois sabíamos que a casa lotaria em pouco tempo, e tivemos a sorte de encontrar Mara em uma breve reunião com seus colaboradores, acertando os últimos preparativos para o dia. Sempre atenciosa e dedicada com seus clientes, oferecendo sugestões do que melhor pode combinar o paladar de cada um.

imgcache0.410509202

com a Chef Mara Salles

imgcache0.410729214

O menu é clean, bilíngue (português/inglês) e no final tem um mini dicionário explicando o que quer dizer cada ingrediente e de onde vem.

Para abrir o apetite, fomos brindados com queijo de coalho fresco (do Agreste – PE), banhado com mel de rapadura. Se estiverem em mais pessoas, sugiro fortemente o que ela chama de “Comissão de Frente”: vem pastel de camarão; marinada de abobrinha brasileira; queijo de coalho fresco com mel de rapadura; cubinhos de carne seca em manteiga de garrafa.

imgcache0.411748676

Como entrada, não poderia deixar de experimentar o Tacacá, claro!

imgcache0.411915325

Tacacá servido na cuia: caldo com tucupi, jambu, goma de tapioca e camarão seco.

O tucupi é um líquido extraído da mandioca brava e o jambu é uma erva que causa uma leve dormência na língua. É um prato bem exótico, mas muito saboroso!

A cada bimestre, a Chef monta uma barraca de Tacacá na Tietê (o restaurante fica na Alameda Tietê, por isso o nome) e como é feito em Belém de onde também é seu fornecedor, serve esse manjar em cuias no final da tarde como manda a tradição.

Para quem não quer se aventurar, pode ir de feijoada (servida aos sábados somente) ou provar o Menu-degustação da casa (ofertado de terça a sábado no jantar).

imgcache0.410882105

O painel de pimentas em conserva do Zé Lima

Meu prato principal foi carne seca confitada na manteiga de garrafa, baião de dois, quibebe de jerimum e couve.

imgcache0.412049721

O barreado e a moqueca capixaba (peixe e camarão) também são opções maravilhosas!

Para o grand finale, juro que foi uma das melhores sobremesas que já comi na minha vida! Cocada de tabuleiro com sorvete de tapioca e calda de tamarindo. Comeria 2 pratos desses muito fácil! O sorvete e a cocada são feitos na casa, então você consegue apreciar REALMENTE o gosto de cada ingrediente, sem conservantes, sem corantes, enfim, comida de verdade!!

imgcache0-412701346.jpg

Depois desta experiência, o prêmio dado ao Tordesilhas pelo Bib Gourmand, Guia Michelin 2016-2017 é mais do que merecido.

imgcache0.412565889

Aliás, prêmios não faltam! Ganhou por 9 vezes como melhor restaurante de cozinha brasileira da cidade, pela Veja SP, além de outros como Prazeres da Mesa, Gula, Trip Advisor, Época, etc.

imgcache0.412382649

Restaurante Tordesilhas

Alameda Tietê 489 – Jardins – São Paulo

www.tordesilhas.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s