Sacher Torte

Visitar Viena e não experimentar o famoso bolo de chocolate Sacher Torte Original é como ir à Roma e não visitar o Coliseu. O café que serve a torta e que fica no interior do hotel que leva o mesmo nome, virou point turístico e must-see da cidade.

Café-Wien
Café Sacher Wien

Em 1832 ao ver que o cozinheiro do palácio real havia adoecido, seu aprendiz de tão somente 16 anos, assumiu a cozinha e criou uma sobremesa para o príncipe Klemens Von Metterich. Seu nome? Franz Sacher, por isso o nome do bolo que leva o título de um dos melhores do mundo.

O bolo composto de uma massa de pão de ló de chocolate, leva recheio de geléia de damasco e uma grossa cobertura de chocolate amargo. Vem acompanhado de uma porção generosa de creme de chantili. Eu particularmente achei o bolo gostoso mas não ao ponto de ser um dos melhores do mundo. A massa de pão de ló para o gosto dos brasileiros chega a ser seca, talvez por isso venha o chantili junto. Mas gosto é gosto e eu sugiro sempre que cada um experimente e tire suas próprias conclusões.

sachertorte

Existe uma disputa até hoje de quem realmente detém a criação da torta. Reza a lenda que na década de 60, uma sentença da suprema corte da Áustria cedeu ao hotel Sacher o uso do nome e o único que poderia usufruir a denominação de “original”. À confeitaria Demel por outro lado, foi concedido o uso de um selo triangular com a inscrição “Edward Sacher Torte”, que seria o filho de Franz.

Outra versão conta que a receita teria sido vendida à Demel no final da 2a Guerra Mundial.

Fiquei curiosa no dia em que fui experimentar e conversando com alguns atendentes, perguntei quantas fatias eram servidas por dia já que eu não parava de ver a torta saindo da cozinha. A resposta foi de 500 a 800 tortas por dia e uma média de 350.000 por ano. A maior saída ocorre durante as festas de Natal, onde chegam a ser produzidas até 3.000 tortas por dia.

Gastronomia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: