A romântica lha de Burano

O nome Burano, advém de “porta boreana”, que quer dizer porta norte da cidade.

capa-burano

A ilha é tipicamente habitada por pescadores e rendeiras. As diferentes cores das casas, característica pela qual a ilha é reconhecida, servia justamente para delimitar o imóvel e identificar a família à qual a moradia pertencia. Existe uma outra versão que explica que os pescadores usavam as cores na verdade para reconhecê-las de longe, já que após um longo período de pesca ao retornarem durante o inverno, Burano ficava envolta por uma pesada névoa.

burano 03

Estação de chegada e partida em Burano

burano 02

Os graciosos canais e embarcações dos pescadores

burano 04

burano 05

A cidadezinha possui forte prática de artesanatos, máscaras venezianas e um deles muito especial – o trabalho com renda. Relatos indicam que o Rei Luís XV e o próprio Leonardo Da Vinci elogiavam muito essa arte minuciosa realizada desde o ano de 1.400 – embora a atividade tenha diminuído consideravelmente ao longo do tempo, ainda é possível encontrar nas ruas algumas rendeiras fazendo esse trabalho. Quando Da Vinci visitou a ilha comprou alguns panos que posteriormente usou no altar da Duomo di Milano.

Essa renda, foi durante um período a mais requisitada da Europa, e devido à delicadeza do formato ficou conhecida como “pontos no ar” (punto in aria).

burano

Renda de Burano

Hoje existe ainda uma escola que mantém essa tradição (Scuola dei Merletti di Burano). Se for de interesse e estiver com tempo, vale um pulinho no Museo del Merletto.

Uma loja muito tradicional que passa essa tradição por gerações é a Martina Vidal Venezia, fica na Via San Mauro 307 em Burano.

Para chegar à ilha, você encontra facilmente em Veneza vários tours por cerca de 20 Euros. Se optar por fazer o passeio por conta, como eu fiz, basta adquirir o passe do vaporetto (ônibus aquático) que custou em torno de 18 Euros. Eu não curto ficar presa a um grupo de pessoas e horários, então sempre que posso prefiro explorar com liberdade!

vaporetto map

Mapa do sistema de vaporetto em Veneza, incluindo Burano, Murano e Torcello.

Eu saí da estação de trem de Veneza (Venezia S.Lucia) próxima à Piazzale Roma. Logo que você sai da estação de trem, já encontra quiosques que vendem mapas e tickets do vaporetto. Existe uma saída a cada 10 minutos, porém preste muita atenção ao destino de cada embarcação pois nem todas levam à Burano.

burano 01

Chiesa di San Martino

O campanário inclinado da igreja lembra uma outra famosa obra italiana =)

Para quem curte uma boa gastronomia, a dica é experimentar algum prato local. Burano é famosa pelos peixes, o prato mais típico é conhecido como “risotto de gò” onde o caldo usado para fazer arroz é cremoso e extraído do gò, um peixe encontrado na lagoa de Veneza, em inglês conhecido como goby.

O RIVA ROSA Ristorante & Enoteca, localizado na Via San Mauro 296 foi indicado pelo Guia Michelin.

michelin riva rosa

Tradução livre: “O RIVA ROSA possui o centro encantador de Burano como cenário. Servem peixes e frutos do mar de forma elegante, sendo um ambiente perfeito para um almoço ou jantar romântico” – Os inspetores do Guia Michelin

burano 06

Fachada RIVA ROSA Ristorante & Enoteca

burano 07

RIVA ROSA Ristorante

RIVA ROSA

Em sua adega o restaurante possui mais de 400 rótulos de vinhos.

Mangia Bene & Vive Bene!

2 comentários sobre “A romântica lha de Burano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s