Zadar: A cidade da Saudação ao Sol

|19.Setembro.2014| – Esse foi o dia em que eu e mais 3 outras amigas saímos do Parque Plitvice e fomos em direção à Zadar. Optamos por fazer a viagem toda desde a capital Zagreb até Dubrovnik, parando por várias cidades de ônibus pois as distâncias eram curtas e podíamos aproveitar bastante a linda paisagem do caminho.

Optamos por sair bem cedo do Parque pois a viagem até Zadar leva em torno de 3 horas. Quando comecei a pesquisar sobre as empresas de ônibus disponíveis, cheguei no seguinte site: http://www.akz.hr/ (infelizmente o site está disponível somente em croata e inglês). É possível comprar os trechos on-line. Na Rodoviária, existe um guichê específico para troca dos tickets eletrônicos pelas passagens que deverão ser apresentadas ao embarcar no ônibus. Ah! Antes que eu me esqueça, uma dica meio óbvia mas muito importante!!! Opte por levar uma mala leve com somente o necessário porque na Croácia toda as empresas de ônibus cobram o uso do bagageiro por unidade embarcada.

O preço de uma passagem de Plitvice para Zadar custou o equivalente a R$ 40,00. A empresa que faz esse trecho é a AUTOBUSNI PRIJEVOZ d.o.o. Varaždin – outra dica valiosa – os ônibus não possuem toaletes, assim, você terá que ir antes de embarcar ou aguardar até que o motorista faça uma parada no meio do caminho.

Aqui acho conveniente passar minha experiência: como a Croácia ainda é novata na área do turismo, o pessoal é meio curto e grosso, especialmente para quem optar por viajar de ônibus. Além disso, não simpatizam muito em dar informações e nas paradas para comer algo e ir ao toalete eles não esperam mesmo. Havia um casal de coreanos que fazia o mesmo trajeto que nós e a noiva do rapaz atrasou 5 minutos porque havia fila no banheiro, mas o motorista não quis nem saber e por poucos segundos o casal não fica ali mesmo.

varazdin-plitvice-zadar
Nosso “bus”.
placa-plitvice-zadar
Nosso trecho Plitvice – Zadar.
caminho zadar
Paisagem durante o caminho percorrido.
caminho zadar2
Outro click tirado durante o caminho.

Chegando na rodoviária de Zadar, pegamos um táxi e fomos para o nosso hotel. (Hotel Niko – www.hotel-niko.hr)

Já estava na hora do almoço e como o restaurante do hotel era super bem recomendado, resolvemos experimentar a culinária local ali mesmo.

niko-hotel-zadar1
Acomodação Hotel Niko, Zadar – Croácia.
niko-hotel-zadar2
Acomodação Hotel Niko, Zadar – Croácia.
niko-hotel-zadar3
Vista do restaurante do Hotel Niko, Zadar – Croácia.
zadar almoço
Culinária local

Atravessando a rua do nosso hotel, já estávamos de cara para o Adriático. As praias da Croácia, em sua grande maioria, não são de areia. Além disso, essas pedrinhas machucam o pé para quem não está acostumado, por isso existem à venda calçados especiais para esse fim.

zadar1

O centro de Zadar ficava próximo do nosso hotel, então resolvemos sair batendo perna para conhecer os arredores.

zadar3
Marina Borik d.o.o. – Zadar, Croácia.
zadar2
Marina Borik d.o.o. – Zadar, Croácia.
zadar4
zadar
A cidade de Zadar vista de cima.

Zadar, ao contrário das demais cidades croatas, não é superlotada. Possui inúmeros museus, ruínas romanas e arquitetura medieval. O “must see” da cidade no entanto, resume-se a 2 principais atrações: O Órgão do Mar (Sea Organ) e a Saudação ao Sol (Greeting to the Sun).

Zadar já foi colônia romana. Por volta do ano 1.400, foi tomada por Veneza juntamente com o restante da Dalmácia. Na década de 90, ficou sob mira dos mísseis iugoslavos.

zadar2
Ruínas romanas à frente, Igreja de São Donato ao fundo e o Fórum Romano (em laranja).
seaorgan
O banco ao longo do Órgão do Mar (Sea Organ) é todo trabalhado com cores simulando as teclas de um piano.

O Órgão do Mar foi desenhado pelo arquiteto Nikola Bašić como parte do projeto para revigorar a região e inaugurado ao público em 2005.

A foto abaixo mostra claramente os “furos” nos degraus de mármore. Quando alguma embarcação passa, as ondas batem nos degraus e o ar passa pelo sistema de tubulação de polietileno e cavidades ressonantes que ficam internamente, fazendo com que se torne um instrumento musical. Se você ficar sentado ali por um tempo, vai se encantar com o som harmônico e melancólico.

zadar-sea-organ
Órgão do Mar, Zadar – Croácia.
zadar vista
Nossa vista ao entardecer.

A Jadrolinija (que aparece na foto acima) é o ferry que parte do Porto de Zadar e faz inúmeros trajetos para outras cidades e inclusive trajetos internacionais para a Itália.

A poucos metros dali fica outra atração, a Saudação ao Sol. A seguir, coloco uma foto onde é possível ver como funciona esse projeto. São centenas de placas de vidro entrepostas, colocadas num diâmetro de 22 metros. Sob essas placas de vidro, existem módulos de foto voltagem solares que se comunicam com a natureza, no mesmo sentido que o ar e a água se comunicam com o Órgão do Mar.

zadar6
Saudação ao Sol (Greetings to the Sun), Zadar – Croácia.

Hoje, essas placas produzem energia mais que suficiente para atender também toda a iluminação da beira-mar. E pasme! Essa energia renovável custa 3 vezes menos que a energia normal.

zadar-jo
GoPro na Saudação ao Sol, Zadar – Croácia.

E para o gran finale, ficamos até mais tarde pois ouvimos dizer que o pôr do sol de Zadar é um dos mais lindos do mundo. A foto diz tudo!

zadar sunset
Zadar, Croácia.

 

Países Visitados

2 comentários Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: